Lançado o livro “A terra que o Zêzere escondeu”

Foi publicado mais um livro da coleção infantil “Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere”, editada pela Fundação Maria Dias Ferreira e pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Com o sugestivo título “A terra que o Zêzere escondeu”, este livro, da autoria de Armando Cotrim e ilustrações de Ilda Pêgas Cristóvão, conta a experiência de João Silva, da sua família e amigos, até ao dia em que tiveram que deixar para trás tudo o que construíram, “fugindo” das águas do rio Zêzere.

A obra é inspirada pela história real de famílias que viveram neste vale do Zêzere. No final dos anos 40, do século passado, muitas centenas de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e os seus terrenos, devido à construção da Barragem de Castelo do Bode. Alguns conseguiram refazer as suas vidas nas mesmas localidades, mas a maioria das pessoas saíram das suas aldeias quebrando laços familiares e de amizade.

As ilustrações seguiram os trajos, utensílios e tradições do Portugal rural dessa época.

No final do livro existe um código QR que possibilita o acesso a cinco entrevistas de pessoas que viveram essa experiência: Palmira Silva, José Nunes, Antónia Dias, Dina Cotrim e Maria de Lurdes